Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comunicação Política

Comunicação Política

18
Fev11

3.3 Panfletos

rgomes

Devem ser curtos e incidir apenas sobre um tema.
Preferencialmente os panfletos devem ser dirigidos a um grupo específico da população, com uma linguagem e uma imagem apropriada ao grupo a que se dirige o material.

O texto não deve ter menos de duas centenas de palavras.

O texto e o grafismo devem ser complementares. O texto deve estar integrado com as ilustrações - ex.: as ruínas de um edifício conhecido da população podem servir de fundo  a uma frase ou a um texto sobre a má gestão do município.

A mensagem deve ser interpretada em poucos segundos. Para isso é fundamental uma frase, um título, bem destacado, curto, incisivo e apelativo.

O indicado é o texto (e a ilustração) ocupar apenas uma coluna. Pode-se recorrer a duas, três colunas, mas convém diferenciar o tipo de coluna, dando maior destaque à parte mais importante do texto.

O espaço entre os parágrafos deve ter um intervalo extra. Convém utilizar um tamanho de letra grande. Pode-se usar o “bold” (negro) em algumas frases ou expressões para enfatizar.

Os títulos devem ser colocados no início do texto. O tamanho dos títulos deve ser diferenciado. Ao texto mais importante deve corresponder o título com maior tamanho, maior destaque, maior contraste. O título até pode ser colocado no topo da folha, com fundo de outra cor e ter uma foto antes do texto. No final do texto pode-se utilizar um slogan que tem de estar articulado com a mensagem transmitida no título.

Habitualmente os panfletos são impressos em páginas A5 .
De todos os materiais impressos, a produção dos panfletos é das mais simples e de menores custos. Por estes motivos, o panfleto pode ser usado para vários fins, de acordo com a estratégia de comunicação.
No caso, um modelo disponibilizado pelo PCP para as suas distritais e locais. Estava igualmente disponível uma versão deste modelo a cores.

Inicialmente pode servir como instrumento de ataque, ajudar a difundir o nome, as propostas do candidato. Na fase final pode fazer um apelo ao voto.

Os panfletos podem ainda servir para dar a conhecer outros meios de comunicação da candidatura.
Por se tratar de um suporte físico, impresso, facilita a memorização deste tipo de mensagens. Mais ainda, porque pode ser guardado.