Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Comunicação Política

Comunicação Política

18
Fev11

3.11 Linhas verdes

rgomes

São linhas telefónicas de informação e de esclarecimento para os eleitores. São criadas apenas em campanhas eleitorais.

São ligações grátis para quem faz a chamada.
Quem presta as informações tem de ter uma formação adequada. Para facilitar o trabalho é elaborado um guia de respostas às matérias mais polémicas.

O objectivo primeiro é esclarecer as dúvidas dos eleitores e simultaneamente reforçar a imagem de abertura e disponibilidade para prestar esclarecimentos e  receber sugestões.

Uma outra função é permitir o feed back das acções de campanha eleitoral e aferir os temas que mais preocupam o eleitorado.

Na prática,  serve como um “farol” sobre a forma como está a evoluir a campanha.
Para garantir uma maior eficácia há mais de um número de telefone e o serviço é profusamente divulgado nos materiais de campanha. Sempre com o destaque de que é gratuito.

Nos Estados Unidos o telefone foi utilizado para outros fins. Para o envio de mensagens negativas. Um exemplo teve lugar em 1992, com Bill Clinton. «Publicidade encorajava os eleitores a fazerem uma ligação a um número especial onde podiam ouvir alegadas gravações de Bill Clinton no “affair” com Genifer Flowers». - Political communication today; Duncan Watts; Manchester University Press; 1997